Não tome freelancers para seus escravos

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Pronto, seu site de e-commerce é lançado e você finalmente se sente o chefe de uma empresa. Não há mais responsabilidade, exceto para si mesmo, isso é realmente ótimo!

E a cereja no topo do bolo é que agora você pode até terceirizar certas tarefas , técnicas ou não, para um prestador de serviços qualificado cujo trabalho seja.

Então, aqui vamos nós, você começa a procurar um webmaster freelancer ou um desenvolvedor Prestashop e, quando encontrar a pérola rara, inicia uma colaboração que espera que seja frutífera.

A oportunidade de se encontrar no lugar do diretor , com o sentimento de orgulho que o acompanha.

Você diz a si mesmo que é você quem traça o caminho que o prestador de serviços freelance seguirá, você quem define as regras e quem detém o poder da decisão final.

Em princípio, é verdade. Mas cuidado com derrapagens descontroladas . Na verdade, é neste exato momento que você corre o risco de passar para o outro lado da força, a do “rei” cliente que confunde Freelance e escravo.

Claro, essa provavelmente não é sua intenção, mas acredite, isso acontece com frequência.

Por quê ? Só porque você é humano? E, em sua defesa, é verdade que, desde que você não tenha exercido a profissão de freelancer, essas pequenas contravenções são difíceis de identificar.

É por isso que proponho neste artigo detalhar esses erros que, casualmente, podem arruinar seu relacionamento com seu provedor de serviços. Veremos na segunda parte como evitar isso graças a algumas boas práticas.

Vamos lá!

Erros para não cometer

Pressionar demais os prazos e adotar a “técnica” do assédio

Como cliente, você pode se dar ao luxo de ser exigente (na medida em que o preço pago permitir). Mas tome cuidado para não confundir exigência com impaciência .

Se o seu prestador de serviços demora um certo tempo a cumprir uma missão que lhe confiou, não é por preguiça aguda. Obviamente não, ele não é burro e entendeu que sem você (entenda o termo geral “cliente”), seu negócio não poderia existir.

Assim, quando o seu Freelance anuncia um prazo, não é pelo prazer de colocar um raio na sua roda, nem por colocar em risco o seu negócio. Ele só precisa de um mínimo de tempo para lhe garantir um trabalho de qualidade .

Claro, você sempre pode tentar negociar, mas se você insistir em obter resultados em prazos impossíveis, tudo que você vai ganhar é um trabalho de má qualidade (se o provedor não desistiu da tarefa, sabendo muito bem que ele poderia não te ajude).

Então, onde está o ponto?

Que você está com pressa, eu entendo, todos nós estamos! Ninguém gosta de perder tempo .

Mas imaginar que é inundando o correio de voz ou a caixa postal do seu serviço que o trabalho vai progredir mais rápido, é totalmente falso!

Você até arrisca o efeito contrário, ou seja, irritar seu Freelancer a ponto de desmotivá-lo totalmente.

Você não vai ganhar nada! Ah sim, desculpe, uma coisa: aparecer na lista negra do seu provedor de serviços que, estando muito chateado, fará com que você deliberadamente vá atrás de todos. Não tenho certeza se esse é o seu objetivo final, não é? ?

Fornecer informações por porção

Como web-empreendedor, você tem muitas responsabilidades e quando contrata um prestador de serviços, é delegar uma missão que você não domina ou que toma muito do seu tempo.

Portanto, você deseja ser mais eficiente e, como deseja avançar rapidamente, gasta o mínimo de tempo em instruções e briefings.

Você diz a si mesmo que, afinal, cabe ao seu provedor de serviços fazer perguntas, ou então ele só precisa quebrar a cabeça um pouco para encontrar as respostas sozinho.

Meio fácil né?

E acima de tudo, nunca se esqueça de que, ao fazê-lo, você só perderá ainda mais tempo.

Ei, sim, o freelancer não tem apenas você como cliente (felizmente para ele e seu negócio). Portanto, ele não está disponível para você em um minuto, e o tempo para ler seu e-mail, pedir esclarecimentos, aguardar seu retorno, é um monte de horas perdidas (que ele poderia ter beneficiado para seu projeto se tivesse todos os elementos em mãos desde o início).

Além disso, se for recorrente, ele verá suas mensagens chegarem com um olhar desconfiado e com a motivação de uma baleia encalhada na praia, no nível zero!

Resultado final: você corre o risco de ir mais uma vez para o final da sua “lista de tarefas”.

Pensando que o freelancer não pode sobreviver sem você

Sim, com certeza, para existir, o prestador de serviços precisa de clientes. É obvio. Mas, você já fez uma visão geral da concorrência. E não estou falando do seu setor de atividade em particular, mas simplesmente de outros web-empreendedores que também embarcaram na aventura do e-commerce.

Bem, espere aí, porque em 2017, a FEVA identificou 173.000 sites comerciais ativos na França . Isso faz um monte de clientes em potencial, não é!

Tudo bem, eu acho que você vê de onde eu estou vindo. Ei sim! Para provedores de serviços como desenvolvedores, webmasters, designers gráficos ou qualquer outra profissão relacionada a conteúdo web, há muitas oportunidades a serem aproveitadas.

Portanto, tenha sempre em mente que a qualquer momento, se você abusar de seu poder como cliente, seu freelancer simplesmente oferecerá seus serviços a uma pessoa com quem a colaboração será mais vantajosa para todos.

Imagine que tudo isso não terá consequências

Alias, sim!

Se você é um empreendedor da web há algum tempo, já sabe o quão difícil pode ser encontrar um bom provedor de serviços (se você está apenas começando, vai perceber isso rapidamente?).

Faz sentido quando você pensa sobre isso: um provedor de serviços que funciona bem pode rapidamente ficar sobrecarregado com solicitações. E um cliente que encontrou a pérola dos webmasters, desenvolvedores ou editores da web não deseja deixá -la ir  !

E esse princípio, é claro, funciona nos dois sentidos: o mundo da prestação de serviços funciona enormemente graças à rede. E um provedor que teve uma experiência ruim com você nunca comprometerá suas boas relações com seus parceiros ao recomendá-lo.

Os segredos de uma colaboração saudável e eficaz

Bem, admito que, até agora, não tenho sido muito simpático. E, tenha certeza, meu objetivo é absolutamente não julgá-lo, apenas ajudá-lo a manter boas relações com seus parceiros.

Então, agora que cobrimos todos os erros para não cometer, seria uma pena deixar por isso mesmo.

Proponho, portanto, compartilhar algumas boas práticas a serem implementadas para garantir uma colaboração saudável e eficaz com os Freelancers?.

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Colocar as coisas em perspectiva e dar um passo para trás para refletir

Claro, não vou dizer que um bug que aparece em seu site não é importante, mas entrar em pânico não resolverá nada. E acusar seu provedor sem nem pensar, muito menos!

Então respire fundo, sirva-se de um bom café e pense: qual poderia ser a causa do problema?

Opere um flashback de suas últimas ações. Porque uma avaria nunca acontece por acaso. E é certamente uma das últimas intervenções no seu site que está na origem do problema.

Talvez seja devido ao último módulo que você instalou no dia anterior? Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é desativá-lo enquanto corrige o problema (bem, enquanto seu provedor de serviços dá uma olhada nisso?). Seu site poderá sobreviver mais alguns dias sem essa nova função, certo?

De qualquer forma, deixe seu provedor levar o tempo mínimo necessário para ajudá-lo. O que ele vai querer fazer sem preocupação e o mais rápido possível, já que ele não se sentirá agredido, mas pelo contrário, respeitado.

Tenha um local de teste e antecipe-se

Para evitar o momento de pânico do ponto anterior, ter um site de teste paralelo é uma ótima opção. Você poderá ter certeza de que seus módulos estão funcionando corretamente antes do grande salto no modo real. Pense nisso!

E nunca esqueça que você não é o único cliente do seu provedor de serviços . Um freelancer raramente age por minuto . Pelo contrário, ele se organiza para satisfazer todos os seus clientes estabelecendo um cronograma preciso, que muitas vezes já é muito apertado.

Se você não antecipar seus projetos o suficiente, corre o risco de encontrar um bug no último momento e não conseguir corrigi-lo a tempo.

E quem está em risco de seu estresse? O seu freelancer, que apesar de toda a sua boa vontade, não pode estar ao mesmo tempo no forno e no moinho!

Você continuará sendo esse cliente chato que ele realmente não quer acompanhar porque sabe muito bem que com um pouco de antecipação tudo isso poderia ter sido evitado  !

Tudo bem, o principal está dito. Então, depois de ler este artigo, você pode pensar que, em última análise, você realmente não se importa, porque de um modo geral, você realmente se sente um bom cliente.

Eu absolutamente não estou dizendo o contrário, não se preocupe! Mas o que eu quero que você entenda aqui é que, acima de tudo, você permanece humano. E as emoções, difíceis de controlar, às vezes podem sobrecarregar você.

Nesses momentos, faça as perguntas certas e se coloque no lugar da pessoa à sua frente (virtualmente falando).

Em que situação você estaria mais disposto a trabalhar bem? Quando um cliente grita com você (mesmo por escrito, isso transparece) ou quando ele sabe ser compreensivo (mesmo sendo exigente, um não impede o outro?). Pessoalmente, tenho uma vaga ideia da resposta…